Construir uma casa desde o início não é uma tarefa fácil, exige muito planejamento, mão de obra qualificada e recursos financeiros.
Para te ajudar, nós da
RTZ Empreendimentos, criamos um guia completo para que você possa entender melhor quais são as principais etapas de uma construção residencial e suas funções. Além de ajudá-lo, você poderá conhecer um pouco sobre o nosso trabalho.
Etapa 1 - Fase Preliminar:
A primeira etapa é de extrema importância e só a partir dela conseguimos dar andamento às fases posteriores.
Projetos:
Os projetos residenciais são formados por uma série de estudos, representações gráficas e desenhos técnicos, esses com o objetivo de conduzir a construção.
No projeto da obra, os profissionais deverão considerar diversos fatores, incluindo características do local, funcionalidade dos espaços, beleza e harmonia dos ambientes, as técnicas de construção e materiais que serão utilizados, as leis e normas técnicas, além dos custos e prazos da obra.
Além da elaboração dos projetos, nessa fase preliminar também será necessário aprová-los junto a Prefeitura; preparar o terreno para obra (terraplanagem* e topografia*); construir o depósito e tapume da obra; solicitar a instalação provisória de água e energia elétrica; e caso necessário, realizar demolições.
Topografia:
A topografia ou estudo topográfico tem função estratégica, pois garante informações de extrema importância na construção, como exemplo, local mais favorável para implantação da obra, demarcações exatas dos limites e ainda, quando necessário, também utilizada no nivelamento do terreno (terraplanagem).
Esse estudo minucioso evita prejuízos financeiros e gastos desnecessários para a obra, além de garantir melhor qualidade na construção.
Terraplanagem:
A terraplanagem, como o próprio nome indica, é a colocação ou retirada de terra do terreno para deixá-lo plano. Este recurso é aplicado quando os terrenos possuem aclive e/ou declive, mas também pode ser utilizado em terrenos planos, caso o profissional responsável pelo projeto perceba a necessidade.
Etapa 2 - Estrutura:
Essa fase da obra pode ser considerada o corpo da obra. A estrutura é responsável pela estabilidade e sustentação para que a casa seja levantada. E esta é dividida em cinco partes (de acordo com a obra): fundação, pilares, vigas, laje e escada.
Fundação ou Alicerce:
A fundação tem papel fundamental na construção, pois é responsável pela estabilidade e nivelamento da obra. Por isso, também chamada de alicerce, que tem como objetivo suportar e distribuir (para o terreno) toda a carga de pressão exercida pelo peso da casa. A este, ainda deverão ser somados todo o peso gerado pelas sobrecargas naturais (vento, chuva e outras possíveis sobrecargas) e provenientes do uso (seus ocupantes e mobiliários).
Pilares e Vigas:
Os pilares e vigas também compõem os elementos estruturais de uma construção com funções distintas, porém complementares.
Os pilares são feitos de concreto, com grande resistência, alocados verticalmente e têm como objetivo suportar e transmitir os esforços da estrutura da casa até a fundação.
Já as vigas, alocadas horizontalmente, servem de apoio para lajes e paredes, conduzindo suas cargas até os pilares.
Laje:
A laje, por sua vez, é uma superfície plana, geralmente realizada de concreto armado (armações feitas de barras de aço em conjunto com o concreto), dimensionada para suportar e distribuir o peso para as vigas.
Escadas:
As escadas têm como principal função ligar os pavimentos em uma construção, como por exemplo em um sobrado. Porém, mais do que isso, elas são elementos construídos com a finalidade de ligar locais com diferentes níveis, por exemplo, desnível entre a rua e a casa.
Entenda quais são as principais estruturas da construção:
Etapa 3 - Alvenaria:
A alvenaria tem como função, vedar paredes e separar os ambientes. Normalmente, são feitas de blocos cerâmicos ou de concreto. Essa etapa, também é responsável por preencher os vazios das vigas de sustentação colocadas na etapa anterior.
De acordo com cada obra, ela é composta pela construção das paredes, verga e contraverga e da torre de caixa d’água.
Paredes:
Além de separar e organizar os ambientes, as paredes possuem mais duas funções principais: proteger a parte interna das edificações e no isolamento térmico e acústico entre os ambientes.
Elas precisam ser funcionais e duráveis, e de acordo com cada obra, possuímos algumas opções: alvenaria de bloco cerâmico ou concreto que são as principais opções utilizadas em obras residenciais; drywall, paredes de placas cimentícias e divisórias (vidro ou naval), essas mais utilizadas em prédios e obras corporativas.
Verga e Contraverga:
Verga e contraverga, são elementos estruturais presentes na alvenaria que funcionam como pequenas vigas para distribuir as cargas e tensões em vãos, como portas e janelas. As vergas são pequenas vigas posicionadas acima das portas e janelas e as contravergas são posicionadas abaixo das janelas.
Torre de caixa d’água:
A torre de caixa d’água é a construção do espaço onde será fixado o reservatório de água. Esta tem a função de posicionar a caixa d’água em um ponto estratégico para a melhor distribuição hidráulica da casa.
Etapa 4 - Instalações:
Instalações hidrossanitárias:
Compreende na instalação de água quente e fria, águas pluviais (água proveniente da chuva) e esgoto.
Instalações elétricas:
Compreende na passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Essas que são divididas em circuitos protegidos por disjuntor.
Instalações complementares:
São instalações como gás encanado, ar condicionado, telefonia, TV, segurança, etc. É de extrema importância que as instalações complementares sejam definidas e instaladas no momento certo da obra, para evitar quebra e reparos no futuro.
Etapa 5 - Cobertura:
Telhado:
Após a etapa da alvenaria, é comum que a obra receba a cobertura ou o que chamamos de telhado.
O telhado protege a construção de chuvas, sol, ventanias, ruído e qualquer outro agente que possa deteriorar ou prejudicar as etapas anteriores. O telhado pode ser de madeira, pedras, vidros, concreto e precisa da sustentação de vigas.
Após a instalação da cobertura, a finalização dessa etapa pede o acabamento com calhas, rufos ou rincões. Esses itens vão conduzir o excesso de água da chuva conforme o projeto inicial.
Etapa 6 - Acabamento:
Agora que a estrutura da casa já está completa, inicia-se a parte da obra que mais sofre variação, pois há uma infinidade de materiais e processos disponíveis (por isso, não iremos estender muito nas explicações).
É a etapa mais demorada e quanto melhor e “rico em detalhes” o acabamento, maior será o prazo.
O acabamento também é de extrema importância, mas agora, para a beleza e estética do imóvel. Diante disso, esse é determinante para o orçamento da construção e deve ser muito bem planejado, pois, pode custar mais de 50% do valor total da obra.
Nessa etapa, de acordo com cada obra, estão previstos gesso, esquadrias (janelas, portas e portões), revestimentos, louças e metais, e pintura interna e externa. Caso esteja no projeto, também é nesse momento que serão instaladas toda a marcenaria planejada e equipamentos embutidos.
Etapa 7 - Paisagismo:
O paisagismo, e aqui, falando exclusivamente da criação de jardins e áreas verdes, não é uma parte fundamental da obra, inclusive, muitos projetos descartam o trabalho paisagístico. Porém, quando bem planejado e executado, o paisagismo é um projeto que causa excelente impacto visual na construção, além de criar e/ou recuperar cenários ao mesmo tempo em que se preserva o ecossistema.
Etapa 8 - Check-list e Limpeza:
Quando um projeto de construção é concluído, a etapa final é uma inspeção completa da obra para garantir que tudo esteja limpo, organizado, seguro e arrumado. Esse passo final garante que a experiência do proprietário esteja completa e que ele receba o imóvel pronto para morar.
Gostou do conteúdo? Compartilhe utilizando os botões abaixo:
Desenvolvido por